
O almoço do trolha
É nesta tentativa de trazer a arte para a vida e levar a vida para a arte que se vem fazendo o casamento entre as palavras e a imagem, duas forças maiores que nos provocam, incitam e não nos deixam indiferentes.
As grandes pinturas da humanidade têm motivado em mim histórias e poemas libertadores e que, de certa forma, tornam um pouco mais sublime a existência.

Maria da Luz Coelho
08 de janeiro de 2025

Em equilíbrio
Sobre um pilar central, uma casa-barra parece desafiar as leis da gravidade. A instalação artística de Alex Schweder e Ward Shelley ('ReActor' house) propõe um espaço arquitectónico em que o equilíbrio resulta – além, evidentemente, da própria equidistância da estrutura ao pilar – da posição dos ocupantes de cada uma das partes. Sempre que um se move a uma distância diferente do outro face ao ponto central, a casa desequilibra-se e inclina. É uma casa, por isso, onde é imperativa a cooperação.

João Valério
09 de outubro de 2024

Onde a terra se acaba e o mar começa
As viagens são sempre uma forma de autoconhecimento, de descoberta do outro e do mundo. São puro entretenimento ou fonte de cultura que, uma vez aberta, jamais voltará ao ponto de partida. O relato de viagem tem acompanhado todas as minhas formas de evasão, seja física ou meramente psicológica, mas é imperativo o registo das impressões, das sensações, das experiências que cada lugar nos pode proporcionar.

Maria da Luz Coelho
14 de agosto de 2024

A esperança no avesso do mundo
Temos assistido nos últimos anos a um conjunto de desafios que vão questionando o ambiente de relativa estabilidade em que vivíamos. Diria a expressão popular que cada vez mais temos um mundo virado do avesso. Perante este mundo ao contrário, e porque acreditamos que há sempre caminho a fazer para a reconstrução e reequilíbrio, propomos uma pequena caixa de ferramentas.

João Valério
13 de março de 2024

Debaixo da tua janela: Miró, Calder, Grossman, Rabah
Dois amigos, um palestiniano e um israelita traziam para uma mesma sala vários amigos para dialogar juntos, para falar, para discutir, para reinventar com palavras – e penso se não seria melhor se o universo fosse feito de diálogo e de escuta ativa?

Francisca Gigante
06 de dezembro de 2023

A extraordinária função transformadora da leitura
A Literatura diz a vida! Perguntam amiúde se levamos literatura para a vida ou a vida para a literatura. Confesso que não sei responder, mas sei que as palavras lidas são construtoras de seres mais completos e mais preparados.

Maria da Luz Coelho
08 de novembro de 2023
Mesa Redonda
Missão onlife:


